terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Este aqui é pra quem curte ensinar ou aprender...


Esta é pra divertir a garotada e ao mesmo tempo facilitar o processo de alfabetização, vale a pena conferir a dica:

O lápis falante - Objetivo: identificar as vogais através da dramaturgia


O LÁPIS FALANTE

Vera Pontes


No mundo dos livros havia uma vogal minúscula solitária, ela andava muito triste porque não encontrava ninguém para brincar com ela, as consoantes diziam que não eram crianças pois que já tinham crescido e agora viviam MAIÚSCULAS.

Foi então que ela encontrou perambulando ali perto um velho lápis, daqueles com a cabeça roída e a ponta grossa, mas com olhos atentos e bondosos, quando viu aquele azinho com ar de jururu perguntou apressado:

- Porque você está tão triste???

- Eu não tenho ninguém para brincar.

- Isto não é problema vou fazer uma mágica,

Ficou pensando e nem reparou num Elefante enorme e deu com a cabeça roída nele.

Foi então que o lápis começou a se mexer pra todos os lados como numa dança e eis que surgiu outra vogal a letra “E”.

O azinho não podia acreditar tinha arranjado um amigo que estava louco pra brincar, foram logo inventando várias brincadeiras até se esqueceram do lápis que ficou observando feliz da vida.

Vocês sabem como são as crianças logo se enjoaram de brincar de dois e correram pedir pro lápis fazer mais um amiguinho. Mas ficaram preocupados de repente o lápis não sabia desenhar mais vogais.

- Seu lápis desenha mais uma letrinha pra nós brincarmos, porque tá muito chato ficar brincando de dois. Não dá nem pra fazer ciranda.

E o lápis respondeu:

- Tudo bem.

E começou a pular pra cima e pra baixo e eis que surgiu a vogal I, já nasceu rindo a danada... foi logo correndo com as outras vogais e inventou várias brincadeiras e jogos ninguém ganhava dela.

Quero ver se vocês adivinham o que as danadas fizeram, quando correram atrás do lápis que já estava saindo de mansinho. É isso mesmo foram pedir mais um amiguinho.

- Vai lápis desenha mais uma vogal prá nós

O lápis voltou meu sonolento, já estava na hora de ir embora pois a viagem era longa e ele ainda tinha que pegar um ônibus.

- Tudo bem mais uma vogal e depois vou embora foi quando tropeçou num ovo de codorna e eis que teve outra idéia rodopiou em torno dele mesmo e desenhou a vogal “O” e todos correram beijar a letra “O” de Ovo.

_ Vamos depressa brincar antes que o sol vá dormir.

E saíram todos os quatro um pulava o outro andava, tinha um que rodopiava, e outro ainda que rolava era uma bagunça só, até o lápis virou criança e brincava pelo chão se lambuzando na lama e rodando na ciranda cirandinha.

Tudo ia muito bem quando de repente o lápis lembrou que estava na hora do seu ônibus chegar, saiu correndo em direção ao ponto quando escutou a maior gritaria, parecia uma revolução:

- Queremos mais amigos, queremos e queremos

Todos levaram o maior susto e o lápis falou prá elas:

- Vou desenhar a última amiga e vocês formarão uma família unida e muito importante para os livros de todas as bibliotecas do mundo do latin, todos lembrarão de vocês, nenhuma palavra em português poderá ser escrita sem que ao menos uma de vocês esteja desenhada nela.

E Todas ficaram espantadas:

- Caramba ainda nem fomos prá escola, e já somos importantes, imagina quando aprendermos a ler e escrever, vixe Maria, eu não quero nem ver.

A letrinha I foi logo perguntando, antes que o lápis não parasse mais de falar e esquecesse da tal última amiga:

- Tudo bem, e a última amiga quem será?

O lápis ficou pensando olhou pra cima viu um Urubu, e então deu meia volta e desenhou a vogal U

Foi a maior festa de beijos, abraços e cirandas, tinha pega-pega, esconde-esconde, amarelinha no chão, roda cotia, era tanta brincadeira que o lápis já estava até tonto.

____________________________________________________________________

reprodução livre desde que seja citada as fontes:

autora: VERA PONTES


Propostas de atividades:

1º reconto da hitória pelas crianças
2º desenhar livremente
3º História em quadrinhos
e mais o que a criatividade mandar...

Nenhum comentário: